Quando sinalizar que é uma #publi?

This is a block of text. Double-click this text to edit it.

Essa é uma das perguntas mais questionadas por todos que trabalham com as redes sociais: quando sinalizar no meu post que é uma publi? Isso porque, cada vez mais as pessoas querem sinceridade em seus conteúdos, ou seja, então nada de esconder a verdade.

Se você foi pago para falar para falar daquele produto, então isso significa que é uma publicidade para a marca, já quando você fala por livre e espontânea vontade sobre ele, não precisa sinalizar uma publi.

Mas sabemos que não é tão fácil assim, por isso, separamos quando sabemos como sinalizar uma publicidade nas redes sociais. Assim, você evita o risco de ser punido e também afetar sua reputação com o público. Vamos lá?!

Quando eu sei que é para sinalizar minha publi?

Publi, publicidade, publipost ou qualquer outro termo para identificar que você está sendo pago para mostrar aquele produto tem que ser obrigatoriamente sinalizado. O primeiro meio de fazer essa sinalização é por meio de hashtags bem visíveis e de forma compreensível, ou até mesmo no final do texto informando sobre.

E você sabia que essa obrigatoriedade ocorreu porque, de acordo com o Código de Defesa de Consumidor, qualquer publicidade tem que ser devidamente identificada como tal.

03 situações obrigatórias para sinalizar como publipost

Além disso, o Guia do CONAR - órgão que regulamenta ações publicitárias, indica que a publicidade tem que ser feita usando termos em português e em 3 situações. Veja a seguir:

1) A divulgação de um produto, serviço ou causa ou outro sinal associado a esse produto ou serviço;

2) A relação comercial entre influenciador e a marca, com ou sem o intermédio de uma agência, com ou sem remuneração em dinheiro (ou seja, se foi permuta, também é #publi);

3) O controle editorial por parte do anunciante sobre o conteúdo. Traduzindo: se existe uma especificação por parte da marca, ainda que mínima, sobre o que deve ser postado.

Fique atento(a) às regras

O ideal é que se você trabalha com divulgações, fique atento a essas regras a fim de não ser punido. Combinado? Caso seu público perceba que é uma publi e não foi sinalizada, eles podem recorrer ao Código de Defesa do Consumidor e você será intimado a apagar sua publicação.

Além de ficar feio para sua reputação, fica feio também para a marca. Esse ato de esconder que é uma publi pode gerar uma repercussão muito negativa para marca, prejudicando até mesmo futuras parcerias.

E não para por aí, sua reputação pode ser grandemente afetada. Seus seguidores e as demais pessoas podem passar a desconfiar da sua palavra sobre certos produtos.

Uma publi não estraga seu conteúdo, por isso não tenha medo de sinalizar. Ela de fato mostra que a marca gosta do seu trabalho e confia em você, faça o mesmo pelo seu público.

Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre quando sinalizar uma publi e lembre-se, em caso de dúvida deixe seu comentário logo abaixo ou entre em contato conosco. Nos acompanhe também através do nosso perfil no Instagram!

Será um prazer te ajudar, até mais.

Gostou do Conteúdo mas ainda precisa de uma ajuda profissiona? clique no botão a baixo e vamos conversar!

QUERO RECEBER O CONTATO DA UPs agência

Nosso compromisso é fazer você decolar

Av. Luis Viana Filho, 13.223 Edifício Hangar Business Park, Torre 6, Sala 211 – São Cristóvão, Salvador – BA, 41.500-300
Qual a sua dúvida?
Enviar
Top