Essa é uma das perguntas mais questionadas por todos que trabalham com as redes sociais: quando sinalizar no meu post que é uma publi? Isso porque, cada vez mais as pessoas querem sinceridade em seus conteúdos, ou seja, então nada de esconder a verdade.
Se você foi pago para falar para falar daquele produto, então isso significa que é uma publicidade para a marca, já quando você fala por livre e espontânea vontade sobre ele, não precisa sinalizar uma publi.
Mas sabemos que não é tão fácil assim, por isso, separamos quando sabemos como sinalizar uma publicidade nas redes sociais. Assim, você evita o risco de ser punido e também afetar sua reputação com o público. Vamos lá?!
Publi, publicidade, publipost ou qualquer outro termo para identificar que você está sendo pago para mostrar aquele produto tem que ser obrigatoriamente sinalizado. O primeiro meio de fazer essa sinalização é por meio de hashtags bem visíveis e de forma compreensível, ou até mesmo no final do texto informando sobre.
E você sabia que essa obrigatoriedade ocorreu porque, de acordo com o Código de Defesa de Consumidor, qualquer publicidade tem que ser devidamente identificada como tal.
Além disso, o Guia do CONAR - órgão que regulamenta ações publicitárias, indica que a publicidade tem que ser feita usando termos em português e em 3 situações. Veja a seguir:
1) A divulgação de um produto, serviço ou causa ou outro sinal associado a esse produto ou serviço;
2) A relação comercial entre influenciador e a marca, com ou sem o intermédio de uma agência, com ou sem remuneração em dinheiro (ou seja, se foi permuta, também é #publi);
3) O controle editorial por parte do anunciante sobre o conteúdo. Traduzindo: se existe uma especificação por parte da marca, ainda que mínima, sobre o que deve ser postado.
O ideal é que se você trabalha com divulgações, fique atento a essas regras a fim de não ser punido. Combinado? Caso seu público perceba que é uma publi e não foi sinalizada, eles podem recorrer ao Código de Defesa do Consumidor e você será intimado a apagar sua publicação.
Além de ficar feio para sua reputação, fica feio também para a marca. Esse ato de esconder que é uma publi pode gerar uma repercussão muito negativa para marca, prejudicando até mesmo futuras parcerias.
E não para por aí, sua reputação pode ser grandemente afetada. Seus seguidores e as demais pessoas podem passar a desconfiar da sua palavra sobre certos produtos.
Uma publi não estraga seu conteúdo, por isso não tenha medo de sinalizar. Ela de fato mostra que a marca gosta do seu trabalho e confia em você, faça o mesmo pelo seu público.
Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre quando sinalizar uma publi e lembre-se, em caso de dúvida deixe seu comentário logo abaixo ou entre em contato conosco. Nos acompanhe também através do nosso perfil no Instagram!
Será um prazer te ajudar, até mais.